O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia recebeu nessa quarta-feira (8) da Câmara Municipal de Porto Velho, moção de aplausos em reconhecimento às ações educativas de trânsito realizadas em todo o Estado pela Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet). A indicação é do vereador Isaque Lima Machado, que destacou a importância do trabalho para evitar acidentes de trânsito.
O vereador, salientou que a proposta foi aprovada no dia 9 de novembro por unanimidade pelos vereadores de Porto Velho em reconhecimento ao trabalho educativo que o Detran realiza nos municípios de Rondônia. “Agradeço aos vereadores pelo apoio e reconhecimento ao trabalho que o Detran desenvolve com a finalidade de evitar acidentes e salvar vidas”.
O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, agradeceu aos vereadores que votaram a moção de aplausos reconhecendo o trabalho educativo no trânsito realizado pelo Detran nos 52 municípios do Estado. Paulo Higo também agradeceu ao governador Marcos Rocha por ter oportunizado a ele, um jovem servidor público; disse que o reconhecimento é fruto do trabalho de toda equipe da autarquia e falou sobre a responsabilidade de estar à frente de um órgão tão importante como o Detran.
“Os servidores da Educação de Trânsito do Detran têm desempenhado com louvor as atividades, dando o máximo deles. Esse reconhecimento é mérito de vocês”, destacou o diretor.
Paulo Higo revelou ainda que começou a vida profissional no Detran. “Fui estagiário do ensino médio, do ensino superior, ocupei cargo de comissão e sai para tomar posse em concurso público e hoje retorno à autarquia na condição de diretor-geral”.
Alguns feito que vêm sendo realizados pelo Detran foram destacados pelo gestor, como: a formação de 50 agentes de trânsito, salientando a importância da capacitação dos agentes, que estão preparados para exercer suas funções com abordagens nas ruas, com a fiscalização e ações de educação de trânsito com objetivo de evitar acidentes. “Nós salvamos vidas, quando um agente de trânsito na operação Lei Seca, aborda um condutor embriagado”.
A diretora da Dtet, Claudia Roberta Stochi, agradeceu ao Poder Legislativo do Município por reconhecer o trabalho de Educação de Trânsito e a equipe pelas atividades educativas desenvolvidas com o objetivo de conscientizar o cidadão a ter empatia no trânsito. “Quando nos colocamos no lugar do outro, conseguimos ter a percepção de como agir em determinados momentos e tomarmos a melhor decisão. No trânsito é assim, o que importa é a vida”, afirmou.
O especialista em Educação para o Trânsito, Josimar Amaral, do estado do Espírito Santo e que está em Rondônia a serviço do Detran, sugeriu a implantação de projetos inovadores trabalhando de forma peculiar o Detran e as secretarias municipais de saúde, levando em consideração a realidade de cada cidade. Segundo Josimar Amaral, a proposta já foi apresentada ao diretor-geral Paulo Higo.
O secretário executivo do Detran, Israel Souza, falou da importância de parcerias com a Câmara Municipal de Vereadores e a prefeitura de Porto Velho, em ações de políticas públicas que levem cidadania, educação de trânsito, dignidade e conscientização à população para um trânsito mais seguro.
Deixe seu comentário