Servidores públicos do Estado participam de ações de promoção à Saúde no Palácio Rio Madeira


Ação marcou encerramento das atividades visando combate a diabetes

Publicidade

Servidores que atuam no Palácio Rio Madeira participaram, na manhã desta sexta-feira (10), de uma ação de promoção da saúde e na oportunidade foram submetidos ao teste de glicemia, aferição da pressão arterial, receberam doses da vacina contra a covid-19, participaram de atividade laboral e assistiram a palestra sobre hábitos de vida saudáveis que ajudam a manter a pressão arterial e glicemia adequadas.

A ação promovida pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), marcou o encerramento das ações visando o combate a diabetes. O dia mundial do diabetes foi em 14 de novembro.

Os serviços oferecidos e envolvimento das equipes agradaram aos servidores que passaram pelos procedimentos. “É uma importante ação para que possamos monitorar nossa saúde. Muitas vezes vivemos na correria do dia a dia trabalhando, resolvendo problemas, gastando energia com os afazeres e esquecemos dessa que realmente merece todo o cuidado: a nossa saúde”, disse Paulo Ricardo Leal da Silva, jornalista da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom).

Servidores participaram de atividade laboral e assistiram a palestra sobre hábitos de vida saudáveis 

“É a partir dessas ações que paramos para pensar o quanto devemos nos preocupar com a saúde, principalmente vivendo diante da pandemia, que ainda enfrentamos. Hoje, por exemplo, só confirmei o que já está visível: estou acima do peso. Mas graças a Deus a pressão arterial está de um garoto e a glicemia está em bom nível. Precisamos nos cuidar mais. Parabéns à Agevisa que tem esse olhar cuidadoso para os servidores públicos. Diz o ditado, que se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé, a Agevisa fez valer o ditado”, completou o jornalista.

As palavras do jornalista Paulo Ricardo resumem bem o objetivo da ação, de oportunizar a oferta de exames e orientações de hábitos saudáveis às pessoas que participaram, com foco em hipertensos e diabéticos.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, explica o interesse da Agência em realizar mais eventos semelhantes, pois vão ao encontro dos servidores. “É de nosso interesse promover mais ações como a que foi oferecida nesta sexta-feira, mas nem sempre é possível devido à logística envolvida. No entanto, ficamos extremamente satisfeitos com a adesão dos servidores, que tiraram alguns minutos de trabalho para dar atenção à saúde”, evidenciou.

A coordenadora de doenças crônicas não transmissíveis da Agevia, Girlene Nogueira Sarmento, lembra o quanto é importante às pessoas monitorarem a pressão arterial e glicemia. “Quem não tem problema de saúde é importante realizar os exames pelo menos uma vez ao ano”, lembra.

O conselho foi reforçado pela nutricionista Meryanny Melgar, coordenadora de Nutrição Cardioprotetora da Sesau, que salientou a importância de atividades físicas e alimentação. “São nossos hábitos alimentares que vão garantir se teremos saúde ou doença”, finalizou.

Os servidores participaram de ginástica laboral, ação realizada por meio de parceria da Universidade Federal de Rondônia (Unir), representada pelo professor João Bernardino de Oliveira Neto, mestre do Departamento de Educação Física.

Fonte: Governo RO

Deixe seu comentário

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Blog. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.