O evento foi organizado pela Secretaria de Agricultura Municipal apresentou as novidades tecnológicas para produtores rurais
Pelo menos 180 pessoas passaram pelo Dia de Campo no Distrito de Quinto Bec na propriedade do senhor Aparício um dos maiores produtores locais. O evento foi realizado nos dia 4 de Maio 2018 e receberam produtores, agricultores e estudantes interessados em plantio, adubação, manejo e coletas.
Durante o evento produtores rurais participaram de várias palestras nos espaços instalados no local e conheceram novidades sobre adubação manejo e preparo do solo, além de conhecerem sementes diversificadas e diversas outras tecnologias que podem auxiliar o agricultor a aumentar a produção em Machadinho.
A expectativa da Secretaria de Agricultura de Machadinho é de promover a diversidade de cultivos e melhoramento nas plantações de café clonal nesta região do Estado de Rondônia. De acordo com o secretário de Agricultura Flavio Barbosa este é um grande momento para a agricultura de Machadinho, que em parceria com o governo do estado vem desenvolvendo novas tecnologias e incentivando plantações e cultivos no meio rural. “Esta parceria da prefeitura municipal de Machadinho, com o governo do Estado tem nos ajudado á obter resultados importantes e avanços tecnológicos em nossa agricultura local; para isso o prefeito Leomar Patrício tem buscado formas de contemplar os agricultores e produtores rurais com doações de mudas de café clonal além de outros incentivos na área agrícola e plantios de café e soja na região”, explica Flavio.
Publicidade
De acordo informações a prefeitura de Machadinho tem apostado pesado na fomentação da agricultura como formar principal de aquecer a economia da Cidade. Com os incentivos agrícolas do governo municipal e estadual, Machadinho d’Oeste tem promovido acréscimos em suas demandas de plantios e coletas, avalia o vice-prefeito João do Bec. ‘’Machadinho pode vir a ser um dos maiores produtores de café clonal do Estado de Rondônia, graças ao desempenho da SEMAGRI e do prefeito Leomar que tem buscado constantes melhoras para o homem do campo, e com isso ajudando á consolidar nossa agricultora municipal’’ pontuou João.
Nilton Roberto secretário municipal de Meio Ambiente (SEMMA) explica que a iniciativa da prefeitura é fundamental para o desenvolvimento do setor do agronegócio na região. “Todos que puderam vir até aqui na propriedade do senhor Aparício viram de perto os novos rumos tecnológicos que o meio rural vai recebendo, além de prestigiar o evento, e participar das palestras, eles tiveram acesso a diversas informações que são pertinentes para o trabalho no campo. E assim tiveram total conhecimento dos avanços que a prefeitura municipal tem desenvolvido na agricultura local’’ explicou Roberto.
Ainda segundo o secretário de Agricultura de Machadinho Flavio Barbosa, diversas palestras promovidas no evento por técnicos da EMATER-RO, ensinou agricultores e produtores rurais á preparar o solo, realizar o plantio, calagem e adubação, controle de pragas, tratos culturais, produção e comercio do café clonal dentre outras plantações.
‘‘São informações como estas que o agricultor precisa á exemplo de; a parte de adubação e produção do café clonal, assim como a venda de fungicidas, e plantações de todas as culturas e sementes, tudo isso então abertas para os produtores e para quem tem curiosidade de conhecer mais sobre o assunto neste dia de Campo, e a participação do agricultor é fundamental”, explicou Flavio.
Junto à equipe da EMATER-RO esteve presente o vice-prefeito de Ariquemes Lucas Follador. Em entrevista o prefeito Leomar Patrício destacou a importância do evento e o considerou fundamental para o desenvolvimento do setor. ‘’ Eventos como esses é muito benéfico para que o produtor venha a ter rendimento, uma boa safra e com isso trazer lucratividade que é o que o produtor precisa para se manter dentro da lavoura”, destacou.
Produtores que buscam melhorar seus rendimentos devem procurar a Secretaria de Agricultura Municipal para trazer para elas as tecnologias que podem ser aplicadas no campo, sempre com objetivo de garantir maior rentabilidade ao produtor rural.
Por: Maurício Filho
Deixe seu comentário