Para uma boa porcentagem dos comerciantes, apoio cultural, um pedido de patrocínio ou um oferecimento de espaço comercial, é tudo a mesma coisa
Direto ouço a palavra não! Não tenho interesse em patrocinar. Machadinho têm sido assim; alguns empresários com suas mentes um pouco tapadas e que parecem seguir enganados, na ilusão de enxergar somente aquilo que querem ver e, não a realidade comercial.
Primeiro que TV, ou SITE não vivem de apoios culturais ou favores, vivem de vendas de espaço comerciais, ou seja, vendemos espaços comerciais para serem utilizados por anunciantes que utilizarão este espaço em nossa grade, para atraírem seus clientes e futuros clientes, á determinada promoção, ou comprar determinado produto.
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Coloque esta máxima na sua cabeça. Quem vive pedindo apoio é gente que não podem lhe oferecer retorno. Tipo, apoio para festas, (festas: Não eventos)! Jogo de futebol e forró da Maria, ou do João e etc. ‘’Isso sim é pedir apoio em formato de patrocínio’’.
Outra forma de patrocinar algum veículo de mídia ou de comunicação é na forma de apoio cultural para emissora de radio comunitária; o que geralmente é uma troca de favores: Você apoia com certa quantia e dinheiro e, eles te retornam com a divulgação da sua marca. E em Machadinho somente uma Radcom de comunicação legalizada na Anatel pode-lhe ofertar este tipo de parceria. Leia um Estatuto de Rádio Comunitária elaborado pela ABRAÇO.
Este tipo de emissora tem que trabalhar dentro das normas estabelecidas pelo o Ministério das Comunicações. Prestar assessoramento na área de comunicação radiofônica a entidades sindicais, comunitárias, religiosas, culturais e outras semfins lucrativos; por esse motivo não pode ser comercializado seus espaços comerciais em grade, apenas o comerciante deve apoiar com certo valor de forma de apoio cultural, afirmam os especialistas na área. Leia artigo 1º da Lei Nº 9.612/98 que diz o seguinte.
O serviço de Radiodifusão Comunitária restringe-se a irradiações em Frequência Modulada, de alcance limitado a, no máximo, 1 km a partir de sua antena transmissora, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades. A estação de Rádio Comunitária deverá operar com potência de transmissão irradiada de, no máximo, 25 watts.
Isso está apoiado em lei, e é o motivo real de se trabalhar com apenas apoio cultural, ou seja, doações de alguma empresa. Como entender isso? No patrocínio existe um vínculo jurídico, firmado através de contrato, onde uma emissora de radio se compromete a devolver, a restituir ao patrocinador, uma pequena parte do seu negócio, na forma de propaganda, ou seja, em troca de um valor recebido, a entidade se compromete a anunciar através das suas ondas sonoras, o seu agradecimento ao patrocinador, na forma de propaganda que nada mais é que a divulgação do negócio e da mercadoria do patrocinador em duas, três e até dez vezes diárias.
No apoio cultural não existe este vínculo. Não existe esta obrigação de devolver nada ao patrocinador, daí a denominação de apoio cultural, (doação). Neste modelo, a entidade busca apoio e não patrocínio.
No nosso entendimento, desde que não haja através de contrato a obrigação de devolver, de agradecer em tantas vezes diárias o valor ou o numerário recebido, é apoio cultural. Mas mesmo que esta obrigação não seja firmada por contrato, a nosso ver não existe meio legal de impedir um agradecimento em público de um apoio recebido.
Veja mais em http://www.sulradio.com.br/radcom_dicas.asp
Portanto apoio cultural se doa á Rádios Comunitárias, eventos comunitários ou festas sociais. Patrocínios geralmente se faz á uma marca, eventos de grande porte festas populares do município e emissoras comerciais. No entanto na hora que uma emissora de Rádio comercial, um Site ou emissora de televisão visitar o seu comercio com uma proposta comercial, eles estão lhe oferecendo um espaço comercial em suas grades de programação; cabe ao comerciante contratar o serviço ou não!
Quando percebi que os comerciantes locais, tratavam nossas visitas com choradeiras e reclamações! Entendemos que para eles nossos serviços eram considerados como um ‘’pedido de patrocínio de festas ou apoio cultural comunitário’’, ou seja, um dinheiro que vai e não retorna; então resolvi escrever este artigo.
Não amigos; não queremos o seu apoio em forma de patrocínio nem o seu favor desta vez! Estamos visitando o seu estabelecimento comercial para oferece-lhe soluções de divulgação de sua marca, serviço ou produto em nossa grade de programação. E isso quer dizer que oferecemos retorno de seu investimento e garantimos que seus produtos, serviços e ou marca terão novos clientes e vendas incríveis em um curto espaço de tempo; e não um favorzinho de sua empresa, que vei e não retorna. Entendeu?
Em outro artigo aqui no Blog do Mauríção do POVO, iremos falar do poder que os vídeos têm sobre qualquer tipo de negócio.
Fique ligado aqui no Blog.
Dúvidas me ligue (069)9.9278-1819
Obs.: Antes de este artigo ser publicado no Minuto Rondônia, nosso pessoal programou a divulgação de um texto base incompleto, ainda faltava corrigir, então houve um equívoco. Pedimos desculpas aos leitores.
O arquivo esteve no ar por menos de dez minutos.
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