Sobre assessoria de imprensa, temos cinco dicas essenciais

5 ferramentas para potencializar a rotina da empresa de assessoria

Seja por falhas na comunicação ou por comprometimento do tempo, a rotina de uma empresa de assessoria pode ficar prejudicada. E é nesse momento que um bom profissional deve pensar em alternativas para contornar o problema, evitando que a situação piore.

Se a situação da sua empresa de assessoria é essa que falamos acima, tenha calma! Há solução. Existem ferramentas capazes de organizar e facilitar a rotina. Isso proporciona otimização de tempo e melhora na receita da agência.

Descubra 5 ferramentas para organizar a empresa de assessoria

Para facilitar sua rotina e trazer de volta a paz no olhar de todos os profissionais envolvidos na situação, selecionamos 5 ferramentas incríveis para potencializar a produtividade na empresa de assessoria.

1. Mindmeister

Trabalhos na área da comunicação envolvem criatividade. E nem sempre é fácil colocar as ideias no papel de forma organizada. Essa desordem acaba gerando ruídos no entendimento de ideias entre as pessoas.

Publicidade

Imagine que você pediu a algum assessor para elaborar uma estratégia para determinado cliente. O profissional acabou esquecendo de muitos detalhes solicitados, pois não sabia como colocar a ideia no papel de forma escrita. Isso já aconteceu em sua empresa de assessoria, não é mesmo?

Então, para eliminar esse problema, você pode contar com a ajuda da ferramenta Mindmesister. Ela é uma ótima alternativa para que profissionais façam mapas mentais de ideias – atuando sozinhos ou de forma colaborativa. Isso diminui a existência de ruídos na comunicação em uma agência de assessoria.

2. Coverage Book

Criação de relatórios não é o processo mais divertido na assessoria de imprensa. Por isso, encontrar formas de deixar essa atividade mais prazerosa para os profissionais de uma empresa de assessoria é fundamental.

Uma opção de ferramenta para deixar o processo de elaboração de relatórios menos cansativo é o Coverge Book. Além de facilitar a criação desses documentos, proporciona ao usuário a  personalização de arquivos (layout diferenciado).

A plataforma otimiza a rotina da assessoria de imprensa por permitir que clientes e assessores consigam se comunicar de maneira facilitada. Além disso, como há um apelo visual na personalização do relatório, os clientes vão ficar satisfeitos, sem criar demais empecilhos – e isso evita que existam gargalos na empresa.

3. Harvest

Você já parou para mensurar quanto tempo os assessores levam para realizar atividades como o clipping de um cliente? Se ainda não fez isso, deveria seguir nosso conselho e colocar a ideia em prática. Às vezes, esse panorama é o que faltava para indentificar gargalos e encontrar formas de solucionar o problema.

Para te ajudar nessa tarefa, existe a ferramenta Harvest. Com ela, o usuário consegue mensurar o tempo gasto em determinada atividade – o que proporciona um panorama sobre a produtividade em uma empresa de assessoria.

Além disso, a plataforma permite que o usuário crie relatórios dos projetos que estão em andamento. Isso evita ruídos na comunicação e potencializa a rotina da assessoria de imprensa.

4. IFTTT

Já imaginou criar relatórios, planilhas ou receber um e-mail apenas ativando uma ação condicional? Calma, por mais que pareça complicado, não é difícil de entender.

Pense na seguinte situação: o assessor de imprensa precisa monitorar uma campanha no Twitter, por exemplo. No entanto, tem de realizar outras atividades da rotina – e não pode ficar na rede social o dia inteiro acompanhando as interações. Portanto, soluções que otimizam o processo são muito bem-vindas. E é isso que a ferramenta  If this then that (IFTTT) faz.

Com a criação de uma condição (if this), o usuário escolhe uma ação para ser executada (then that). De acordo com a situação que imaginamos, o assessor pode escolher, no if this, a opção “hashtag x no Twitter” e, no then that, “adicionar linhas à planilha do Google”.

O que acontece quando o usuário cria essa condição? Todas as vezes que um tuíte com a hashtag x é publicado, uma linha no Google Sheets é adicionada (contendo as informações referentes ao tuíte).

Claro que existem diversas outras variáveis e ações que podem ser executadas pela ferramenta. É só deixar a imaginação solta para criar receitas (é assim que as sentenças condicionais são chamadas na plataforma) que otimizem a rotina da agência de assessoria.

5. Trello

Queridinho de pessoas que prezam pela organização no trabalho, o Trello é uma ótima alternativa para evitar que as metas do mês sejam perdidas pelo caminho. Nós usamos essa ferramenta para gerenciar as ideias que temos para publicar aqui no blog.

A plataforma funciona da seguinte forma: você tem um quadro virtual (que pode ser compartilhado entre várias pessoas); o usuário pode criar cartões contendo a atividade que foi feita ou que está sendo executada no momento e todas as pessoas que têm acesso ao quadro podem editar o conteúdo.

O Trello, além de organizar as ideias dos profissionais, proporciona um canal de comunicação entre os funcionários da agência e permite que o cliente também esteja ciente de todas as ações elaboradas para a empresa dele. Assim não há como existir comprometimento na rotina por falhas na comunicação.

do blog do Assessor de Imprensa da empresa Kniwin

Deixe seu comentário

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Blog. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.