Os pontos de vacinação foram divulgados no Programa Plantão de Polícia da Rede TV local. Marleide Borges diretora de Vigilância Epidemiológica disse que a vacinação foi antecipada por conta de um surto de sarampo nos estados de Roraima, Amazonas e Pará.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, no entanto entre 1º de janeiro e 23 de maio deste ano, foram registrados 995 casos de sarampo no país (sendo 611 no Amazonas e 384 em Roraima), incluindo três mortes, até o momento.
A volta do vírus do sarampo ao território brasileiro tem sido relacionada com a imigração venezuelana para a região Norte, iniciada em 2014, o que explica a incidência do vírus no Amazonas e em Roraima, que fazem fronteira com o país em grave crise sociopolítica.
Ainda no mês de junho, o Ministério da Saúde também informou haver alto risco de retorno da poliomielite em pelo menos 312 cidades brasileiras. A doença era considerada erradicada no continente desde 1994, após décadas provocando milhares de casos de paralisia infantil.
Publicidade
De acordo informou a diretora de Vigilância Epidemiológica de Machadinho temos risco de surto no Estado de Rondônia, uma vez que Rondônia faz fronteira com o Estado do Amazonas, foi confirmados casos de pessoas contaminadas com o vírus do Sarampo venezuelanos, vindos do Amazonas para Rondônia no dia 16 de junho de 2018; sendo que após esse fato já foram registrados (03) casos suspeitos para sarampo em Rondônia. ‘’Com isso a Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite prevista para agosto, será antecipada para o período de 10 de julho a 31 de agosto de 2018, tendo como dia de mobilização “Dia D” 18 de Agosto’’, informou Marleide Borges.
O objetivo da Prefeitura de Machadinho d’Oeste é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo todas as crianças entre 01 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias, como forma de contribuir para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola. ‘’As pessoas de 05 anos a 49 anos sem histórico de vacinação também deveram ser vacinadas conforme o calendário vacinal do programa nacional de imunização (PNI)’’ disse Marleide.
Marleide Borges ainda informou que a população de adultos de hoje precisa lembrar que sarampo e poliomielite matam. E se não matarem, deixarão sequelas graves para o resto da vida, como a paralisia infantil, a surdez, a cegueira, além de problemas neurológicos.
A Secretaria Municipal de saúde através da vigilância epidemiológica municipal, deixa um alerta toda a população frente ao risco de surto destas doenças altamente contagiosas, e orienta para que todos compareçam as salas de vacina, para que tenham seus cartões avaliados no dia 18 de agosto, ou procure orientações com seus Agentes Comunitários de saúde.
A partir de amanhã dia (10) todos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) Isaias Dias e a UBS Camila Lima Gerônimo (Clinica da Criança) para tomarem as vacinas.
Texto Maurício Filho e Marleide Borges.
Deixe seu comentário