Com o início do ano letivo, a divisão de saúde bucal do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de saúde de Porto Velho iniciou também diversas ações de saúde bucal nas escolas da rede municipal.
Publicidade
As ações fazem parte do programa saúde na escola no âmbito da estratégia saúde da família. A escola João Ribeiro foi uma das primeiras a receber a visita da equipe, no ano letivo de 2018. Os estudantes foram avaliados por médicos e dentistas. Elas passaram por avaliação das condições de saúde bucal.
Levantamento do índice de cáries e os casos em que foram detectados necessidade de tratamento clínico em consultório odontológico foram encaminhados para a unidade de saúde mais próxima.
O objetivo é estimular hábitos saudáveis e o auto cuidado com a higiene oral através de atividades integradas, envolvendo os estudantes, professores, pais e as equipes de saúde, já que a criança passa grande parte do tempo na escola. Os escolares receberam aplicação tópica de flúor e orientação sobre escovação correta. Hove também entrega de kits de higiene bucal. A atividade será repetida em todas as escolas municipais próximas a unidades básicas de saúde pactuadas com o programa.
O levantamento é necessário para que as equipes possam identificar, a partir dos dados coletados, as principais necessidades e planejar novas estratégias de ações em saúde bucal no município.
CEOs
A Semusa tem investido no aparelhamento dos consultórios odontológicos nos Centros Especializados em Odontologia (CEOs) e das unidades básicas. Ao longo da semana a divisão de saúde bucal recebeu reforço de materiais de insumo. Foram entregues equipamentos novos de última geração para o preparo no tratamento de canal. Localizador Foraminal, que auxilia o dentista especialista na determinação do comprimento do elemento dental, o que aumenta o índice de sucesso na terapia endodôntica. E micromotores e contra ângulos. Os equipamentos vão ser distribuídos para os CEOs José Adelino e Hamilton Gondin, ambos na zona leste, e CEO Manoel Amorim de Matos, na zona sul.
Fonte: Assessoria
Deixe seu comentário