No vídeo reunião com os presidentes das principais Associações Rurais de Machadinho, para a reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
O evento aconteceu Sexta-Feira dia 20 no auditório da prefeitura Municipal com a presença do prefeito de Machadinho ”Leomar Patrício’’ (PHS) Secretário de Meio Ambiente Nilton Roberto, Secretário de Agricultura Flavio Barbosa e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Machadinho ”Valdeci Furtado”.
A reativação do Conselho Municipal ficou com sua primeira ata definida e data marcada para as nomeações dos conselheiros e seus fiscais. As associações indicaram cinco associações que representarão o conselho, os quais tomarão pose nas próximas reuniões. Para o prefeito Leomar Patrício é fundamental a participação das Associações na governabilidade municipal. ‘’Participar na definição das políticas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável do Município, e apresentar ao Executivo Municipal o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável; ajudará nas transformações que a nossa agricultura precisa’’, disse Leomar.
Publicidade
Já para o presidente do Sindicato Rural Valdeci Furtado, os Planos Municipais de Desenvolvimento Rural constituem instrumentos fundamentais, utilizados pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, integrando ações de assistência técnica fazendo que todas as políticas públicas chegam até os produtores rurais, pesquisa, treinamento e infra-estrutura, de forma descentralizada. ‘’É como diz a lei, compete a eles acompanhar e avaliar a execução dos planos, programas e projetos voltados ao desenvolvimento sustentável rural no Município; zelar pelo cumprimento das leis e programas de desenvolvimento rural sustentável no Município e das questões relativas ao meio ambiente sugerindo, inclusive, mudanças visando o seu aperfeiçoamento, e o crescimento da agricultura’’ salientou Valdeci Furtado.
Valdeci Furtado ainda informou que com a reativação do conselho, todas as entidades civil organizadas como sindicatos, associações de pequenos produtores e cooperativas, contribui para á organização da produção rural, trazendo benefícios aos produtores de cidades como Machadinho d’Oeste.
A partir da reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, ele passará a oferecer subsídios ao Órgão responsável pela política de desenvolvimento rural sustentável da Prefeitura Municipal de Machadinho d’Oeste, como Secretaria de Agricultura e Secretaria de Meio Ambiente e Pescas, para a execução do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável na cidade.
Por Maurício Filho.
Deixe seu comentário