Machadinho é um dos três finalistas do prêmios Malaria Champions of the Americas Award 2018

Machadinho está entre as cidades finalistas e favoritas ao prêmio junto com Tabatinga-AM e Suriname.

Nesta segunda feira (05), o Prefeito de Machadinho d’Oeste Leomar Patrício (PHS) está em Washington, D.C. Estados Unidos participando de evento que reconheceu o município de Machadinho pelos os avanços no combate da Malária em Rondônia. A cidade foi um dos municípios das Américas finalistas do prêmio Malaria Champions of the Americas Award 2018, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), em Washington (EUA).

Machadinho é finalista do prêmio pela primeira vez, e o prefeito municipal, viajou aos Estados Unidos para representar a cidade e participar dos debates; aonde também, apresentou os modelos usados pelo município para a redução de casos da doença na grande região. O município deve receber homenagem da Organização Pan-Americana de Saúde por ter alcançado reduções significativas no número de casos de malária no Estado de Rondônia, contribuindo para erradicação da doença.

Publicidade

Para ser reconhecido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Machadinho d’Oeste usou projetos inovadores para superar os desafios da malária na cidade, região de Rondônia que mais sofreu com a epidemia: Além de pesquisas, a administração municipal usou programas de malária que contribuíram para a consecução dos ODM. Machadinho está entre as cidades finalistas e favoritas ao prêmio junto com Tabatinga-AM e Suriname.

De Washington, por telefone o prefeito Leomar Patrício conversou com a nossa equipe, e informou que no dia (06) será transmitido direto pelo o seu perfil pessoal a cerimonia de recebimento do premio. Ele também disse que durante o ultimo dia (05) participou de vários debates e reuniões com organizações sobre a redução e eliminação da Malária no Rondônia.

‘’Estou muito feliz, pois somos um dos três finalistas das três cidades das Américas que recebem essa honra de ser finalistas do premio Malaria Champions of the Americas Award 2018; isso eleva nosso município no cenário Nacional, e confere á Rondônia uma horaria ainda maior, pois nós em Machadinho estamos fazendo o nosso dever de casa no combate a doença’’ disse Leomar Patrício de Washington.

Rondônia vem apresentando redução no número de casos de malária a cada ano, como resultado conjunto dos municípios, e Machadinho d’Oeste foi à cidade que mais obteve resultados de 2015 á 2018.

Acompanhe á transmissão durante a tarde pela o perfil do Prefeito Leomar Patrício e pelo site Minuto Rondônia.

Por Maurício Filho.

Deixe seu comentário

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Blog. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.