Prefeitura adota medidas de segurança no Balneário São José, conforme recomendação do MP

Palco de muita discussão e do assunto mais comentado nas redes sociais nos últimos dias; o Balneário São José um dos locais mais frequentado de Machadinho, virou notícia em Rondônia após MP recomendar interdição do ponto turístico.

Local onde é realizada uma dentre as maiores festas culturais do Estado de Rondônia, dividiu opiniões quando a notícia de interdição tomou conta da internet. Para uns, medidas devem ser tomadas, para outros indignação.

Imagens: Maurício Filho e Maycon Jr.
Imagens: Maurício Filho e Maycon Jr.

De acordo informações, o Ministério Público do Estado de Rondônia, recomendou ao município que adotasse providencias necessárias para a interdição imediata do Balneário como medida preventiva, até que sejam adotadas providência mínimas que garantam a segurança dos banhistas.

Publicidade

Vale lembrar que lamentavelmente o poder executivo só tomou ciência da recomendação do MP, após diversos sites terem publicado matérias sobre a recomendação do Ministério Público. Alguns sites noticiosos, citaram a profundidade do Rio Machadinho, correnteza e até mesmo presença da espécie de peixe poraquê (Electrophorus Electricus), que podem atacar banhistas no local, fatos nunca antes confirmado no Balneário São José.

Após tomar ciência da recomendação do MP, o prefeito municipal Leomar Patrício, convocou equipes para tomarem as medicas necessárias para a segurança dos frequentadores do Balneário São José, local que recebe diariamente centenas de visitantes, e nos finais de semanas, cerca de dois mil banhistas.

A prefeitura enviou documento ao Ministério Público, informando que não interditaria o ponto turístico, mas que com brevidade adotaria as medidas recomendadas pelo MP. O prefeito Leomar Patrício informou ainda que documentação seria encaminhada ao Corpo de Bombeiros Militar, pedindo a permanência de uma equipe de salvamento no local, durante os finais de semana e realização de eventos oficiais.

Em respeito a recomendação do MP Machadinho, a administração municipal começou a adotar medidas de prevenção, principalmente contra afogamento e segurança dos banhistas, em várias localidades da Cachoeira São José.

Imagens: Maurício Filho e Maycon Jr.
Imagens: Maurício Filho e Maycon Jr.

As Secretarias de Meio Ambiente e Gabinete, avançam na confecção de placas de indicações, e na instalação de orientadores conforme recomendação do Ministério Público de Rondônia. As diversas medidas adotadas pela a administração municipal, garantirá a segurança dos frequentadores do local, durante a realização do Festival de Praia 2019, evento tradicional e já pré-programado pelo executivo Municipal. O Balneário São José palco desse grande evento cultural, é considerado área de lazer pública por lei, e é visitado por milhares de pessoas todos os anos durante a festa Garota Cachoeira.

Imagens: Maurício Filho e Maycon Jr.
Imagens: Maurício Filho e Maycon Jr.

A Promotora de Justiça Naiara Ames de Castro Lazzari, foi quem recomendou que o executivo tomasse as medidas de segurança no ponto turístico, ela também solicitou ao Corpo de Bombeiros que realizassem vistoria técnica para identificar locais com riscos de afogamento e indicasse ao executivo municipal quais medidas de prevenção deveriam ser adotadas.

Segundo o executivo Municipal, além das medidas que estão sendo implantadas, buscarão meios para orientar os frequentadores do local sobre medidas pessoais de segurança.

Com informações de
Maurício Filho

Imagens: Maurício Filho e Maycon Jr.
Imagens: Maurício Filho e Maycon Jr.
Imagens: Maurício Filho e Maycon Jr.
Imagens: Maurício Filho e Maycon Jr.

Mais imagens a seguir

Veja também vídeo gravado no local.

 

Deixe seu comentário

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Blog. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.