Bolsonaro diz que documentário nomeado aos Óscares é “porcaria”

Uma “porcaria” e uma “ficção”: foi desta forma que o presidente brasileiro classificou o filme “Democracia em Vertigem”, nomeado na categoria para o melhor documentários nos Óscares de 2020.

Jair Bolsonaro admitiu, no entanto, não ter visto o documentário, que relata a história política recente do Brasil, do auge da esquerda com a chegada ao poder de Lula da Silva em 2003, à sucessão de Dilma Rousseff, aos escândalos que derrubaram os dois líderes e à ascensão da extrema-direita, liderada pelo atual presidente.

Publicidade

Aos jornalistas presentes esta terça-feira em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe de Estado brasileiro, Bolsonaro disse: “É ficção… Para quem gosta do que o urubu come, é um bom filme.”

Questionado sobre se tinha visto o filme, afirmou: “Eu vou perder tempo com uma porcaria dessas?”

A realizadora Petra Costa reagiu no Twitter às críticas de Bolsonaro, afirmando que “é como ser nomeada uma segunda vez, em menos de 24 horas”.

A respeito da nomeação para os Óscares, tinha escrito na segunda-feira que “num momento em que a extrema-direita se espalha como uma epidemia”, espera que o filme “possa ajudar a perceber como é crucial proteger as democracias”.

We are in ecstasy for @TheAcademy’s recognition of the urgency of ours . In a time in which the far right is spreading like an epidemic, we hope our film can help us understand how crucial it is to protect our democracies. Long live Brazilian cinema!
View image on Twitter
A nomeação agitou o Brasil, com os políticos de esquerda a felicitarem a escolha e as críticas a multiplicarem-se por parte da direita e do governo.

Deixe seu comentário

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Blog. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.