Campus de Medicina do IDOMED em Ji-Paraná recebe autorização do MEC para operar

O novo curso de Medicina oferecerá 28 vagas no segundo semestre de 2022  

O curso de Medicina do IDOMED, vinculado à Faculdade Estácio Unijipa de Ji-Paraná, no município de Ji-Paraná, recebeu autorização oficial do Ministério da Educação (Portaria nº 535, publicada no dia 18 de março de 2022) para ofertar 28 vagas de Medicina a partir do segundo semestre de 2022. A Unidade vai oferecer aos futuros médicos uma infraestrutura que inclui o que há de mais moderno para garantir a adequada execução do projeto pedagógico do curso. O curso de Medicina do IDOMED tem duração de seis anos com aulas teóricas e práticas em laboratórios e cenários externos (unidades de saúde, policlínicas e hospitais).  

Publicidade

 

Ao longo do curso, os alunos terão acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs, antes do contato com o paciente real, no Laboratório de Simulação Realística, além de terem acesso a estudo de anatomia em realidade virtual. A instituição de ensino vai disponibilizar também laboratórios de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem – tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras), de anatomia com peças cadavéricas formolizadas e de técnicas cirúrgicas simuladas. A unidade contará também com uma biblioteca completa e tecnológica, além de laboratórios de informática.  

 

“A tecnologia veio para somar e complementar os métodos de ensino tradicionais, como o estudo em peças humanas cadavéricas, por exemplo. O que estamos propondo é um aprofundamento e uma imersão ainda maior nos processos fisiológicos e patológicos que envolvem a saúde física e mental. Os alunos são expostos aos conteúdos do curso de uma forma diferente, significativa e que emociona, muito mais conectada com a realidade dessas novas gerações”, explica o prof. Silvio Pessanha, Diretor Nacional de Medicina do IDOMED. Além disso, destaca Pessanha, a unidade contribuirá para o desenvolvimento da rede de Saúde na região, formando profissionais altamente qualificados e fornecendo estrutura de ponta.   

 

O campus de medicina do IDOMED em Ji-Paraná vai integrar uma rede que conta com 17 unidades de ensino de medicina em dez estados do Brasil, aproximadamente sete mil alunos, quase 1500 professores e mais de 130 unidades de Saúde parceiras para a prática clínica, como hospitais, serviços de pronto atendimento e unidades básicas de saúde.   

 

“A autorização oficial do MEC chancela a qualidade do ensino e da infraestrutura que ofereceremos, em prol de uma formação humanizada e global, contribuindo também para um sistema de saúde regional cada vez melhor e mais eficiente para atender a população”, enfatiza Fabio Cardoso, Diretor da Regional Centro Sul do IDOMED.  

 

A nova unidade do IDOMED (Instituto de Educação Médica), em Ji-Paraná, faz parte da atuação emblemática da instituição, que oferece alto nível de desempenho acadêmico aplicado à Medicina e, por isso, foi autorizada pelo MEC para iniciar mais um curso e expandir sua atuação no estado de Rondônia.  

 

“A abertura da unidade trará uma fase de maturação da nossa base e, juntas, elas serão as alavancas para o nosso crescimento, principalmente, nas regiões do interior do país. A abertura do novo campus em Ji-Paraná é um marco importante para a nossa captura de valor. Hoje, O IDOMED é uma das maiores escolas médicas do Brasil, com quase sete mil alunos”, avalia Fabio.  



Fonte:

Giullia Moreira
Jornalista e Analista de Comunicação na Agência Eko

Deixe seu comentário

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Blog. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.