A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, declarou, na tarde desta sexta-feira (25/02), que um trem destinado a cidadãos brasileiros e latino-americanos, registrados junto à Embaixada, partirá hoje da capital com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país. De acordo com o comunicado do serviço consular, a partida do trem estava prevista para ocorrer por volta das 17h, pelo horário de Brasília, 22h no horário local. A Ucrânia sofre uma invasão de tropas militares da Rússia desde a madrugada do último dia 24.
“Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação. Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência”, informou a Embaixada em uma publicação no Facebook.
Publicidade
“A situação de segurança e de disponibilidade de transporte na cidade é instável e sujeita a mudanças repentinas, de modo que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos”, ressalta a nota.
A Embaixada alerta que os viajantes que conseguirem partir com o trem deverão levar em conta as dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira e longas filas na imigração.
Por se tratar de uma evacuação de emergência, o Governo Brasileiro orienta que os passageiros levem apenas o essencial. Todos devem estar munidos de documentos de identificação.
Representante da Embaixada já está na estação para dar apoio ao embarque.
As autoridades romenas receberão da Embaixada do Brasil em Bucareste, capital da Romênia, os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem oriundo de Kiev, para acelerar os trâmites de ingresso no país. Além disso, o serviço consular está tentando contratar um ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros da fronteira até a capital romena.
Deixe seu comentário