O Supremo Tribunal Federal, após limpar a barra de Gleisi Hoffmann se prepara para o julgamento de recurso impetrado pela defesa do ex-presidente Lula, a defesa pede a soltura do condenado e ministros irão decidir se irão acatar ou não ao pedido dos advogados.
O ex-presidente cumpre pena de 12 anos e 1 mês na carceragem da Policia Federal em Curitiba, Lula foi preso após ser condenado pelo TRF-4, seus advogados agora tentam anular a condenação com (recurso extraordinário) no STF ou com (Recurso especial) no STJ.
Ao STF a defesa do presidiário pede que se de um efeito suspensivo a estes recursos e que Lula possa aguardar em liberdade ate que as cortes maiores possam julgar o caso, o que pode levar anos.
Publicidade
Lula tem chances de ser livrado da cadeia?
O histórico recente de votações no STF mostra que a Segunda Turma – formada por Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Celso de Mello – tem hoje viés mais garantista que a primeira, ou seja, tende a dar mais peso em suas decisões aos direitos do réu no processo.
No entanto, esse viés não garante uma vitória para Lula no pedido de suspensão da prisão. A Segunda Turma tem precedentes tanto de decisões favoráveis quanto contrárias ao ex-presidente.
Mas vale apena ficarmos em alerta!
Informações de Noticias Brasil Online
Deixe seu comentário