A Capacitação sobre a doença de chagas pela Agevisa foi realizada no Auditório do Sindsef em Machadinho
A Coordenação Estadual do Controle de Chagas da AGEVISA/SESAU/RO realizou no ultimo dia 26/09/2019 uma capacitação envolvendo o setor de epidemiologia, controle de endemias e atenção básica em Machadinho D’Oeste, o evento aconteceu na sede do Sindsef, próxima ao setor de Endemias do Município e teve o apoio da Prefeitura Municipal.
O evento teve palestras ministradas pelos técnicos José Maria Nobre – Coordenador Estadual do Controle de Chagas/AGEVISA/SESAU e a Bióloga Alda Lobato do LACEN. Contando ainda com o apoio da Técnica Fátima Cunha – Coordenadora Estadual do Controle da Esquistossomose AGEVISA/SESAU, que atua também no SINAN para os casos de Esquistossomose ou Chagas.
Publicidade
Os técnicos iniciaram a apresentação, dizendo da preocupação da direção da Agencia de Vigilância em Saúde do Estado de Rondônia- AGEVISA, que tem a frente a Dra. Ana Flora Camargo Gerhardt, em face a um caso positivo no final de 2018 no Município de Cujubim, que geograficamente é ligado a Machadinho D’Oeste.
Diante disso a Coordenação Estadual do Programa de Controle de Chagas, fez monitoramento nos municípios vizinhos, e em contato com as Secretarias Municipais de Saúde, achou-se a necessidade de deslocar os técnicos aos municípios, para realizar esta capacitação, que aponta as ações a serem tomadas desde a detecção de casos, passando por combate ao vetor, que no caso de Chagas é o Barbeiro (um triatomídeo), Identificação da fauna de triatomíneos (barbeiros); diagnósticos, possíveis coletas de exames, e até mesmo ao tratamento médico.
Onde se faz necessário ter uma interligação desde o atendimento no Hospital, passando pelo setor de atenção básica, e setor de epidemiologia, para que os possíveis casos sejam de imediato identificado, o paciente tratado, e os locais onde possam haver o causador da doença, o barbeiro, seja feito ações de combate “in loco” pelas equipes de Endemias, com possível aplicação de inseticida pra eliminação do transmissor da doença.
Participaram dessa capacitação os servidores da Endemias (que atuam no combate e controle de vetores), e a Coordenadora da Atenção Básica Enfermeira Andreia Lopes.
A administração municipal perenizou a atuação da AGEVISA e Coordenação Estadual do Programa de Controle de Chagas, agradeceu a participação de toda a equipe do setor de epidemiologia, controle de endemias e atenção básica em Machadinho D’Oeste. ‘’Estamos muito animados com essa capacitação, que nossos funcionários estão recebendo, principalmente porque estarão ainda mais preparados para combater essa e outras doenças’’, disse Leomar Patrício.
Texto de Maurício Filho
E Solivam Oliveira
Imagens: Solivam Oliveira
Deixe seu comentário