Responsáveis por furto de energia podem ser condenados e ressarcir valor total da serviço furtado.
Eletrobras Distribuição Rondônia flagrou, nesta semana, uma subestação clandestina em uma propriedade rural, a cerca de quatro quilômetros de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. De acordo com a concessionária de energia, o equipamento de baixa tensão era utilizado para a irrigação da propriedade e estava ligado sem mediação.
Após a operação, a subestação foi desligada pela equipe de fiscais e um boletim de ocorrência foi registrado contra o proprietário.
Conforme a Eletrobras, as ações de fiscalização estão sendo intensificadas nas áreas urbanas e rurais do município para identificar possíveis furtos de energia que prejudicam os consumidores regulares do serviço.
Publicidade
Segundo a empresa, uma equipe que realizava fiscalização no local encontrou uma subestação clandestina de 75 KVA que era utilizada para os serviços de irrigação da propriedade.
Assim que descoberto, os fiscais desligaram o equipamento e registraram um boletim de ocorrência para que o proprietário da fazenda seja notificado pela infração.
Nos casos de crime de furto de energia elétrica o responsável pode ser condenado de um a quatro anos de prisão, ser multado e ainda terá que devolver o valor total da energia furtada à concessionária responsável.
Fonte: Jeferson Carlos, G1 Ariquemes e Vale do Jamari
Deixe seu comentário