Com a chegada do período de estiagem e o tempo mais seco, fumaça e fogo são os principais responsáveis por inúmeros problemas de saúde, trânsito e na natureza, chegando a causar diversos acidentes nas rodovias. O maior problema dos municípios é com o crescente número de queimadas em perímetro urbano. A prática é crime e os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) está intensificando a fiscalização em Machadinho e em torno.
A multa pode chegar a 25 mil reais (vinte e cinco mil reais), em alguns municípios de Rondônia tudo baseado na Lei Municipal Nº 1.495/09. A lei diz que Independente da autoria do incêndio o proprietário do terreno será responsabilizado, já que os locais devem ser mantidos limpos e sem material combustível.
A Lei também proíbe as atividades de incineração ou queima a céu aberto de lixo e resíduos; queima de pastagens e de vegetação para limpeza de terrenos; a prefeitura de Machadinho d’Oeste, está intensificando através da (SEMA) a fiscalização e atuação dos responsáveis conforme manda as Leis de meio ambiente.
Publicidade
O prefeito de Machadinho d’Oeste, Leomar Patrício Manifestou preocupação com as queimadas urbanas, e já promove ações de alerta com a saúde local. ‘’Nos estamos atentos, fiscalizando e buscando conscientizar a nossa população sobre a pratica ilegal de queimadas, tanto na cidade como na zona rural’’, disse.
Com informações de
Maurício Filho
Imagens:
Maycon Jr.
Fiscalização contra queimadas urbanas é intensificada em Machadinho
Fiscalização contra queimadas urbanas é intensificada em Machadinho
Posted by Machadinho do Povo on Monday, August 12, 2019
Deixe seu comentário