No encontro foram discutido politicas públicas para crianças e adolescentes, que passaram á serem executadas dentro do (Unicef).
Na manha do dia (4) de Julho 18, teve inicio o primeiro Fórum Comunitário do Selo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) em Machadinho d’Oeste no Centro Cultural. O evento foi realizado com a presença de autoridades municipais, pais alunos de escolas públicas; professores e á Secretaria de Trabalho e Ação Social, deu início as discursões de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes da cidade.
De acordo a Secretária de Ação Social ‘’Raquel Pereira’’, o município de Machadinho d’Oeste aderiu ao Selo (Unicef) na edição 2017 a 2020 com objetivo de cumprir com os 11 indicadores que a Unicef estabelece, e que já são prioridades no município. ‘’ Com a certificação do município junto ao Unicef, quem sai ganhando é a cidade, nossos adolescentes e nossas crianças; porque no Selo Unicef tem as etapas para serem alcançadas com prazos para serem concluídas, por esse motivo quem ganha é a população da cidade’’, disse Raquel Pereira.
Dvanir Nunes presidente da ‘’Câmara Municipal de Machadinho’’, disse que a adesão ao Selo Unicef representa um grande avanço nas ações sociais do município, “ O selo Unicef representa mais qualidade de vida para nossas crianças e adolescentes; e as políticas públicas que já são desenvolvidas, garantirá que tenhamos no futuro cidadãos de bem em Machadinho’’ apontou a presidente.
Publicidade
Para Márcia Trajano, Articuladora do Estado do Selo (Unicef), disse que já é a terceira edição do Selo em Rondônia, ela lembrou que quando o município adere ao Selo Unicef, passa á ser reconhecido por executar suas ações. ‘’Hoje somos o primeiro estado do Brasil á ter 100% de adesão ao programa, o que significa que o Estado está capacitado para desenvolverem estas ações, disse Márcia Trajano.
Participaram do encontro, alunos das escolas públicas, e teve apresentação de equipes da guarda mirim, as autoridades municipais e representantes da sociedade também entraram no debate de políticas públicas. Para Adão Martins Ferreira, presidente do CMDCA, a (Unicef) é uma ferramenta que auxilia o município á executar políticas públicas para crianças e adolescentes. ‘’ A Unicef oferece um sistema completo e ferramentas que possibilita agilidade no processo de execução de atividades tarefas e metas do programa, o que facilita os trabalhos da Secretaria de Ação Social,’’ confirma Adão.
Sidicleia Soares Santos, Articuladora do Selo (Unicef) em Machadinho, informou ainda que a qualificação das politicas públicas voltadas para crianças e adolescentes, ajuda no crescimento educacional nas escolas municipais e na conscientização dos próprios alunos sobre o que o estado e município estão fazendo por eles. ‘’Esta é uma oportunidade que temos de mostrar como está o nosso município nas politicas públicas e a população poderá se informar das ações do Unicef”, reforçou a articuladora.
A secretária de Ação Social de Machadinho Raquel Pereira, informou ainda que o município irá promover ações para integração social e ampliar o atendimento aos jovens, atingindo assim a meta para conquista do Selo, com atuações imediatas nas áreas de esporte, cultura, lazer, educação e saúde.
Texto de Maurício Filho Rede TV.
Deixe seu comentário