Pesquisadores chineses criam avião econômico e 9 vezes mais rápido que o som

0

Voar sempre fascinou o ser humano, e com a invenção do avião isso se tornou possível. Contudo, com esse sonho realizado, o ser humano começou a pensar em como melhorar essa realidade. Tanto é que pesquisadores chineses fizeram um teste bem sucedido com um avião movido com motor de detonação hipersônico. Essa aeronave consegue voar na velocidade Mach 9, que é nove vezes mais rápido do que a velocidade do som.

Esse avião testado por eles usa como combustível querosene, o que é mais seguro e barato do que o hidrogênio. A notícia sobre o teste bem sucedido foi dada no jornal científico “Journal of Experiments in Fluid Mechanics”. Quem liderou o estudo foi Liu Yunfeng, engenheiro sênior do Instituto de Mecânica da Academia Chinesa de Ciências, e ele também explicou o processo que permitiu que o avião alcançasse aproximadamente 11 mil quilômetros por hora.

Avião

Publicidade

MSN

Segundo o jornal “South China Morning Post”, a aeronave foi testada várias vezes sendo bem sucedida nos testes no túnel choque hipersônico JF-12, em Pequim, no começo desse ano. Ainda de acordo com as informações, o motor do avião gera impulso através de explosões sucessivas e velozes, que liberam mais energia com a mesma quantidade de combustível.

Como dito antes, a aeronave usa querosene como combustível, mas esse uso na aviação comercial, em voos hipersônicos, é discutida há décadas. Contudo, ela sempre esbarrava com a dificuldade em realmente ser feito seu uso.

Isso acontecia porque como ele é um combustível mais denso e queima de maneira mais lenta, até então, a explosão do querosene exigia uma câmara de detonação 10 vezes maior do que a de um motor movido a hidrogênio. Entretanto, o estudo de Yunfeng descobriu uma outra forma de usá-lo. Com a adição de uma protuberância do tamanho de um polegar na entrada de ar do motor do avião, isso faz com que a ignição do querosene seja mais fácil e não precise da ampliação da câmara.

Deixe seu comentário

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Blog. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.