Objetivo é fomentar o turismo de pesca em Porto Velho.
O Projeto ‘Porto Velho Sport Fishing’, que tem como principal objetivo aquecer o turismo de pesca na capital, foi lançado pelo prefeito Hildon Chaves em cerimônia realizada no final da tarde desta sexta-feira,11, nas dependências do Porto Público, na margem direita do rio Madeira.
A iniciativa é resultado de parceria da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), e com Conselho Empresarial de Turismo (Conetur).
“A pesca esportiva, no mundo inteiro, é uma prática com grande potencial de atração de pessoas e de recursos”, salientou o prefeito ao explicar o investimento da prefeitura na proposta. “Em Porto Velho, eu acredito que a vocação principal para o turismo é a pesca esportiva”, acrescentou.
Publicidade
“Estamos no coração da Amazônia e o plano estadual do turismo identificou essa potencialidade como uma das principais a serem incentivadas. Tenho certeza que vai ser um sucesso e a nossa capital passará a integrar o mapa nacional da pesca esportiva”, asseverou.
Estudos que embasaram o projeto revelam que Porto Velho, por possuir a maior ictiofauna biogeográfica do planeta, é considerada a melhor capital brasileira para pesca esportiva. O levantamento foi realizado pelo Laboratório de Ictiologia da Unir, em parceria com outras instituições, para atender o Consórcio Santo Antônio.
Os técnicos fizeram a catalogação, denominada de “Peixes do Rio Madeira”, desde o rio Guaporé até a foz do rio Madeira, percorrendo 2.500 quilômetros de extensão, onde foram encontrados mais de mil espécies de peixes.
O secretário Júlio César, da Semdestur, ressaltou que a capital é riquíssima no turismo de pesca devido aos vários rios que cercam a cidade. “O Madeira é muito rico em peixe, mas temos outros rios também repletos de bons lugares de pesca, como o Jamary e o Verde. Temos ainda áreas de pesca em Mutum-Paraná e em Jaci-Paraná”, destacou.
Convidado especial para a solenidade de lançamento do projeto, o renomado pescador profissional Nelson Nakamura, que tem mais de 30 anos de experiência na pesca esportiva, fez demonstrações de lançamento de anzol e falou das potencialidades desse segmento turístico que, segundo ele, é um dos que mais cresce no mundo.
“O projeto precisa cuidar para acabar com a pesca predatória, tem bastante peixe, mas quanto mais tiver melhor”, salientou, acrescentando que a grande vantagem de Porto Velho em relação a outras capitais, é que o pescador tem o rio no centro da cidade. “O rio Madeira para peixe de escama não é bom, mas é muito bom para peixes de couro, como a Pirara e o Surubim, por exemplo”, atestou.
Curso
As atividades relacionadas ao “Porto Velho Sport Fishing” iniciaram com a realização de curso de formação de condutores de pesca, destinado aos profissionais que realizam este receptivo aos turistas que vêm à capital praticar esse esporte. O curso foi realizado pelo Senac e os formando foram certificados durante a solenidade de lançamento do projeto.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Deixe seu comentário