O evento tem como objetivo informar a população no geral sobre a gravidade desta doença que atingiu centenas de pessoas nos últimos meses.
Nesta próxima quarta-feira dia 23 de Maio 2018 no auditório da prefeitura de Machadinho d’’Oeste/RO será realizada uma palestra sobre a Brucelose Humana, com o coordenador Estadual do Programa da Brucelose Humana o Dr. Jose Dirceu Pacheco (AGEVISA).
O evento tem como objetivo principal informar a população da gravidade desta doença que se espalha rapidamente pelo Estado de Rondônia e os desafios enfrentados pelos municípios para combater a enfermidade que já atingiu centenas de pessoas nos últimos dias.
O prefeito da Cidade Leomar Patrício (PHS) informou nesta sexta-feira que Brucelose Humana, também conhecida como febre de Malta, de Gilbratar, febre mediterrânea, ou febre ondulante, é uma doença infecciosa causada por diferentes gêneros da bactéria Brucella, transmitida dos animais para os homens. ‘’Estudos mostram que a infecção ocorre quando eles entram em contato direto com animais doentes ou ingerem leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados (queijo e manteiga, por exemplo) carne mal passada e seus subprodutos; por esses motivos convocamos todos os açougueiros, quem trabalha em abatedouros ou em supermercados, e população em geral para esse evento’’, explanou Leomar Patrício.
Publicidade
O evento acontecerá a partir das 08h00 no auditório da prefeitura, nesta quarta-feira e terá como tema (Brucelose Humana vamos combater essa doença). De acordo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a doença tem ganhado grande relevância no Município, uma vez que foram diagnosticados vários casos de brucelose humana nos últimos tempos.
A secretária de Saúde de Machadinho Fernanda Marroco informou que o risco de contrair a infecção é maior no caso de homens adultos que trabalham com a saúde, criação e manejo de animais ou nos abatedouros e casas de carne. No entanto, mulheres e crianças também podem ser infectadas, assim como é possível à transmissão vertical da enfermidade da mãe para o feto. ‘’A brucelose humana é considerada uma doença profissional pelos órgãos da Saúde Pública, os sintomas na forma aguda, de evolução insidiosa, podem ser confundidos com os da gripe: febre, suor noturno com cheiro de palha azeda, calafrios, fraqueza, cansaço, falta de apetite, dor de cabeça, no abdômen e nas costas, podendo haver graves complicações na forma crônica’’ relatou Fernanda Marroco.
Por Maurício Filho
Deixe seu comentário