Na noite do dia 26 de junho (2018), a Prefeitura Municipal de Machadinho d’Oeste realizou á tão polêmica audiência pública das taxas; desta vez com casa cheia e presença da maioria dos Vereadores do Município e população. Na ocasião foram apresentados informações e esclarecimentos acerca da Lei Tributária Municipal, que preconiza a execução de serviços de drenagem pluvial e coleta de resíduos sólidos por parte da administração municipal. O evento, aberto ao público, ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal no Centro de Machadinho entre 19h30 até as 23h00.
O encontro foi uma oportunidade para que a equipe técnica da prefeitura de Machadinho esclarecessem os reajustes nas taxas e prestassem informações e sanassem dúvidas sobre a lei, bem como repassar os critérios e forma de apuração, fato gerador, base de cálculo, lançamento e cobrança da taxa lixo e outras taxas reajustadas.
A audiência
O prefeito municipal Leomar Patrício (PHS) fez questão de entrar nos debates e ele mesmo deu a maioria dos esclarecimentos á população e respondeu cada questionamento dirigido á ele e aos técnicos pela a população. Todos os questionamentos foram dirigidos aos técnicos e as autoridades em sua grande maioria sobre o reajuste nas taxas de lixo; as pessoas também questionaram sobre os reajustes no IPTU e os mais exaltados acusaram a administração de oprimir o povo com taxas abusivas; no entanto ao final de cada discursão, os técnicos esclareciam dentro da lei, todas as ações do executivo municipal.
Publicidade
Representantes do (MP) participaram da audiência que teve duração de quase (4) horas. Secretários como Nilton Roberto do Meio Ambiente e Amauri Vale Imprev, explanaram sobre diversos assuntos entre eles reciclagem; já ”Dvani Nunes” Presidente da Câmara Municipal discursou sobre os temas que envolvem as taxas e arrecadação de tributos públicos e a importância da participação popular nas audiências.
Esclarecimentos
Ficou esclarecido á população de Machadinho: Na Audiência Pública desta Terça-Feira que as Leis Municipais devem ser cumpridas pelo executivo; e que o aumento de taxa de lixo sentido pelos moradores da cidade advém da necessidade de retirada de todo o lixo público para o município de Ariquemes para um Aterro Sanitário; sobre serviços de coleta de resíduos sólidos e IPTU foram esclarecidas todas as duvidas da população presente.
O evento teve cobertura da Rede TV e os Sites locais.
Assista os vídeos da audiência
Por Maurício Filho
Deixe seu comentário