Informação foi repassada pela Sesau em entrevista coletiva nesta sexta-feira (3).
Após ultrapassar 95% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes de Covid-19 em Rondônia na quinta-feira (2), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) anunciou a abertura de novos leitos. Com isso, a taxa de ocupação recua para 84,6% na rede estadual de saúde.
Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (3), o secretário da Sesau, Fernando Máximo, disse que foram ativados mais 10 leitos no Hospital Estadual de Campanha e cinco no Hospital Cândido Rondon em Ji-Paraná (RO), na região central.
- Porto Velho só tem 4 leitos vazios de UTI para pacientes com coronavírus
Conforme a Sesau, nos últimos dias, o número de leitos de UTI exclusivos para pacientes com o novo coronavírus passou de 124 para 157.
Publicidade
Mas a taxa de ocupação ainda se mantém acima dos 80%, sendo um dos parâmetros do decreto estadual 25.138 para a classificação de um município na fase 1 do plano de reabertura da economia. Nessa fase, há restrição ao funcionamento de vários segmentos não essenciais.
Veja a taxa de ocupação por macrorregião:
- Macrorregião I (Porto Velho) – 82,98%
- Macrorregião II (Cacoal) – 71,43%
No sábado (4), a Sesau vai realizar mais uma edição do drive-thru de testagem rápida no estacionamento do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. Conforme a pasta, 1,5 mil testes estarão disponíveis para pessoas que apresentam sintomas de gripe há pelo menos uma semana.
A ação, que será executada com apoio de voluntários, acontece de 9h às 13h e é destinada a pessoas em moto ou carro.
Curva em ascensão
Rondônia registrou três novas mortes do novo coronavírus nesta sexta-feira (3) e agora acumula 533 óbitos, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O estado também chegou aos 22.241 casos confirmados do vírus.
Na quinta-feira (2) eram 21.970 diagnósticos do Sars-Cov-2, o que configura 271 confirmações a mais nas últimas 24 horas.
Porto Velho continua sendo a cidade com maior número de infectados: são 13.373 confirmações da doença apenas na capital. Depois vem Ariquemes (1.464), Guajará-Mirim (1.404) e São Miguel do Guaporé (717).
A Sesau também divulgou no boletim que há:
- 11.543 pacientes recuperados;
- 464 pacientes internados no total;
- 81.865 testes realizados e;
- 551 suspeitos aguardando resultado no Lacen.