Matéria será complemetada
Publicidade
Governador Marcos Rocha recebe homenagem do BPA
Com a presença do governador do Estado coronel PM Marcos Rocha, aconteceu na manhã de hoje, 11, a passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental, na sede do Batalhão em Candeias do Jamari. O tenente coronel PM Glauber Ilton de Sousa Souto, foi substituído pelo major PM Adenilson Silva Chagas. O comandante-geral da Corporação coronel PM James Alves Padilha, destacou as ações realizadas pelo Batalhão, com um resultado altamente positivo para a sociedade rondoniense com grandes apreensões não só de madeira, mas armas e outros ilícitos. O Secretário-adjunto da Sesdec delegado Hélio Ferreira, participou da solenidade.
O coronel PM James Padilha o comandante-geral enalteceu os policiais militares do BPA e externou agradecimentos ao tenente coronel PM Glauber Souto pelos relevantes serviços prestados para a segurança pública durante sua gestão frente ao Batalhão Ambiental desejando ao major PM Adenilson o mesmo sucesso obtido pelo seu antecessor: “Agradecimentos ao tenente coronel Glauber pelos excelentes serviços prestados. E ao major Adenilson, desejo que tenha o mesmo sucesso que o seu antecessor”, finalizou.
O major PM Adenilson Silva Chagas que assumiu o comando do BPA, é paraense de Itaiuba. Ingressou na Polícia Militar do Estado de Rondônia, como Soldado PM, no ano de 2002 e no ano de 2011 após a conclusão do CFO –Curso de Formação de Oficiais, foi declarado aspirante Oficial da PMRO. Bacharel em Segurança Pública e Graduado em Matemática pela Universidade de Rondônia. Pós Graduado em Coordenação Pedagógica pelo Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro.
Possui os cursos militares de: Formação Básica Policial Militar – CFB PM/2002, Formação de Oficiais – CFO PM/2011 e Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO PM/2020. Entre estes tem os cursos de especialização de Multiplicador de Polícia Comunitária – SESDEC, Curso de Técnicas Policiais em Dupla –PMRO, Curso de Motociclista Militar –PMRO, Curso de Coordenação de Ensino – Exército Brasileiro, Curso de Preservação e Valorização da Prova – SESDEC, Curso de Mediação de Conflitos –SESDEC, Curso de Legislação de Trânsito – DENATRAN e Curso de Gerenciamento de Crises – PMAC.
Medalhas:
– Mérito de Trânsito – PMRO, Mérito de Ensino – PMRO, Dedicação Policial Militar 10 Anos – PMRO, Mérito Policial Militar – PMRO, Mérito Forte Príncipe da Beira – PMRO, Mérito Batalhão Rondon – PMRO, Amigo Corpo de Bombeiro Militar – CBMRO, Mérito Batalhão Belmont – PMRO. Funções Exercidas na PMRO, Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Subcomandante do Batalhão de Polícia Ambiental, Subcomandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, Chefe Adjunto do Centro de Ensino, Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e Coordenador do Curso de Formação de Cabos.
Elogio
Em elogio consignado pelo tenente coronel PM Carlos Gomes, Comandante de Policiamento Especializado, destaca o profissionalismo e a dedicação do comandante substituído, tenente coronel PM Glauber Ilton de Sousa Souto, pelos expressivos resultados enquanto Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, onde com maestria e profissionalismo conduziu a unidade no período de 31 de janeiro de 2020 a 10 de fevereiro de 2022.
Ele apresentou o resultado do trabalho desempenhado pelo tenente coronel PM Glauber Souto e seus pares e subordinados, no período em que esteve no Comando do BPA, anotando 5.900 atendimentos, mais de 1.000 operações conjuntas, 4.350 autos lavrados, totalizando mais de 715 milhões em autuações, 78.000 metros cúbicos de madeiras apreendidas, mais de 9 toneladas de pescado apreendido, 658 veículos, 189 dragas, 141 embarcações e 277 armas de fogo apreendidas, tudo fruto da forte atuação do BPA frente aos ilícitos ambientais cometidos.
De acordo com o elogio, o oficial ( foto abaixo) em tela apresenta valores profissionais como: entusiasmo pela profissão, dedicação, tenacidade, coragem física, estado disciplinar elevado, cumprimento do dever, tais características observáveis na constância diária de sua atuação operacional e administrativa. Destaca-se ainda por cultuar valores morais como: lealdade, coragem moral, probidade, estabilidade emocional,senso de responsabilidade, amor à verdade e espírito de renúncia.
Durante seu comando, disse o tenente coronel Carlos Gomes ao comandante substituído o nobre oficial realizou diversas ações importantissimas para o Batalhão, especialmente ao meio ambiente, haja vista que manteve e aperfeiçoou as relações com as instutuições essenciais ao cumprimento da missão de proteção ambiental, tais como: o poder judiciário estadual e federal, a polícia civil e federal, IBAMA, além da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, principal órgão no tocante a proteção ambiental no Estado de Rondônia.
Insta trazer à baila que o oficial possui como forte característica a proatividade,camaradagem e trabalho de campo, o que destacou sua participação e acompanhamento pessoal em diversas operações de fiscalização ambiental, despertando e promovendo na unidade a aproximação do comando a tropa, o espírito de corpo e o maior compromisso com a missão incumbida, resultando em profissionais motivados e exposição do Batalhão como a principal instituição do Estado na atuação de fiscalização e repressão aos ilícitos ambientais e, conseqüentemente, maior preservação e proteção do meio ambiente.
Notável também, e digno de exaltação, foi a excelente gestão para proporcionar uma série de obras de infraestrutura e aquisições de bens para a OPM, a exemplo da reestruturação e paisagismo dasede do BPM, construções e reformas dos alojamentos de oficiais e praças e as aquisições de computadores, veículos e demais bens de consumo e permanentes de suma importância para o melhor desempenho das atividades laborais.
Pelo todo exposto, é com satisfação que concedo o presente elogio e agradecimento pelo trabalho desenvolvido, ressaltando que além de excelente profissional de segurança pública é um amigo e camarada de turma, respeitoso, inteligente, com sua singular postura e garbo, sempre disposto a ajudar e contribuir para com nossa estimada Corporação.
Nesta oportunidade, agradecemos da mesma forma a compreensão e apoio de sua estimada família, pelos momentos de ausência nos cumprimentos das missões confiadas. Ademais, sua conduta profissional serve de exemplo aos seus pares, subordinados e reconhecimento por seus superiores. Concito, assim, que mantenha vosso empenho, dedicação e comprometimento com a causa policial e segurança da nossa população, elevando constantemente o bom nome da PMRO.
Que Deus continue a abençoar, guiar e proteger seus passos, juntamente com seus
familiares na sua vida familiar e na nova jornada profissional, orientando-o no caminho do bem e da retidão. (individual)
CARLOS ALBERTO GOMES DE SOUSA JÚNIOR – TEN CEL QOPM
Comandante de Policiamento Especializado
Deixe seu comentário