A deputada estadual, Rosangela Donadon (PDT), participou nesta quarta-feira,2, de uma reunião com secretário Estadual de Saúde de Rondônia (Sesau), Fernando Máximo, e o procurador do Estado Glauber Luciano da Costa Gahyva e representantes de acadêmicos de medicina no Estado onde dialogaram sobre a necessidade da antecipação da formação de acadêmicos de medicina em Rondônia.
Rosangela Donadon informou que a reunião foi realizada a pedido dos acadêmicos que solicitaram apoio da parlamentar e do Governo de Rondônia para apresentar nas faculdades a demanda da falta de médicos que o Estado vem enfrentando neste período da pandemia da covid 19 .
Publicidade
Segundo a deputada, a antecipação da formação desses profissionais tem como objetivo atender a demanda de profissionais de medicina. Rosangela Donadon lembrou que no ano passado o presidente Jair Bolsonaro assinou um documento onde liberou que estudantes de Medicina poderão se formar ao concluir 75% do internato, e que esse é o caso dos alunos.
“O objetivo dessa medida é reforçar o combate à pandemia do novo coronavírus em Rondônia e permitir que mais profissionais possam atuar nessa situação de emergência é imprescindível. Vale destacar que esses acadêmicos já estão no final do curso atuando em hospitais e já estão preparados para exercer a profissão e ajudar a salvar vidas”, destacou a deputada que ressaltou que o Governo de Rondônia abriu um processo seletivo para contratação de mais de 500 médicos e que essas vagas não estão sendo preenchidas e esses acadêmicos poderão contribuir para suprir essa demanda.
Rosangela Donadon lembrou que durante a reunião com representantes acadêmicos o secretário Estadual de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, e o procurador do Estado Glauber Luciano da Costa Gahyva ressaltaram a importância da antecipação da formação dos acadêmicos de medicina. A deputada ressaltou que serão cerca de 100 novos profissionais que ajudarão a combater o novo coronavírus em Rondônia, e também atuaram na área da saúde do Estado, contribuindo para melhorar a qualidade da saúde para a população.
Texto e foto: Assessoria
Deixe seu comentário