Julgamento da destituição de Trump deverá começar na terça-feira

A destituição de Donald Trump está prestes a dar mais um passo em frente. A Câmara dos Representantes vota, esta quarta-feira, o envio ao Senado dos dois artigos que fundamentam a ação contra o presidente dos Estados Unidos.

A porta-voz da câmara baixa norte-americana, Nancy Pelosi tem evitado passar à fase seguinte do processo. A Democrata quer garantir a inclusão de testemunhas no julgamento de Trump no Senado, mas a exigência tem encontrado resistência entre os senadores, maioritariamente Republicanos.

Publicidade

How embarrassing and revealing for House Democrats to spend weeks telling the American people their partisan impeachment was so very urgent — and then delay it for political purposes.

Embedded video

E o impasse dura há um mês. Pelosi justificou-se dizendo que “o povo americano merece a verdade e a Constituição exige um julgamento”. A porta-voz garantiu ainda que “o presidente e os senadores serão responsabilizados”.

The House upheld its duty to by passing two articles of impeachment against the President. Tomorrow, we will transmit those articles & name impeachment managers. The Senate must choose between the Constitution & a cover-up. https://www.speaker.gov/newsroom/11420 

View image on Twitter

O líder do Partido Republicano no Senado norte-americano, Mitch McConnell, afirmou que o julgamento do processo de destituição de Trump deverá começar a 21 de janeiro, mas deixa o alerta: a chamada de testemunhas é um tiro que pode sair pela culatra aos Democratas.

McConnell advertiu que, “os dois lados vão querer chamar testemunhas” durante o processo, o que na prática significa que, durante o julgamento, não serão apenas os Democratas a ser ouvidos.

E, caso haja participação de testemunhas, os Republicanos vão poder intimar o denunciante anónimo que espoletou o processo de destituição de Donald Trump.

O presidente dos Estados Unidos é acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso, por alegadamente ter pressionado o homólogo ucraniano a obter informações comprometedoras sobre Joe Biden, visto como o principal candidato Democrata às presidenciais.

Trump nega todas as acusações.

Fonte: ERO NEWS

Deixe seu comentário

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Blog. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.