Retrospectiva Prêmios de Comunicação: reportagens especiais sobre Justiça Rápida conquistam premiações de abrangência internacional


carrodeboi

Além dos 11 troféus do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, o Tribunal de Justiça de Rondônia também conquistou nomeações em mais dois eventos de abrangência internacional, ambos com reportagens sobre a Justiça Rápida Itinerante.

Publicidade

O primeiro deles foi em 2012, com o vídeo Justiça e Cidadania no Baixo Madeira, que levou o troféu Mapinguari, na categoria reportagem, no Festcineamazonia, evento cinematográfico que reuniu filmes de vários países. 

A Operação Justiça Rápida Itinerante é um programa desenvolvido desde 1984 pelo Tribunal de Justiça de Rondônia. Por meio dos Juizados Especiais, o Judiciário desloca-se a comunidades afastadas das sedes das comarcas para atender a pequenas demandas, principalmente das pessoas mais simples. Durante esse deslocamento, a Justiça adquire características de proximidade com o cidadão, por ir até às pessoas e resolver, ali mesmo, por meio de acordos, as questões postas pela comunidade, que vão desde o reconhecimento de paternidade, cobranças ou questões pitorescas como a demarcação de um campo de futebol.

Da relação com as pessoas, com os magistrados e servidores que geralmente fazem parte do trabalho, surgem pautas e necessidades que são levadas a campo na operação seguinte, o que gera um círculo virtuoso de informações e proximidade entre a comunidade, que se vê na TV e as pessoas que fazem a Operação Justiça Rápida. 

Clique aqui para ver a reportagem

Prêmio Jatobá

As ações de Comunicação desenvolvidas no projeto Justiça Rápida também renderam ao Tribunal de Justiça de Rondônia um troféu na 4ª Edição do Prêmio Jatobá PR, uma premiação internacional que reconhece excelência e inovação em relações públicas. No primeiro ano em que o Prêmio contou com a categoria Administração Pública, o TJRO venceu os outros dois finalistas – Conselho Nacional de Justiça e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Ao todo foram 195 inscritos no Prêmio, entre instituições públicas e privadas, com cases de sucesso em relações públicas.

A comissão julgadora do Prêmio foi composta por 52 pessoas, que atuam em grandes agências, agências-butique, organizações empresariais, administração pública direta e academia. Em 17 categorias concorreram grandes empresas como Itaú, Renault, Latam e Coca-Cola.

Clique abaixo para assistir às matérias da série que integrou as ações de Comunicação:

Justiça Rápida atende comunidade de Demarcação no Baixo Madeira 

Família vai de carro de boi até o barco da Justiça Rápida para obter atendimento

Operação Justiça Rápida realiza atendimento em Calama

Justiça Itinerante: mais de 2 mil pessoas passaram pelo atendimento no barco da Justiça

Leia outras matérias da série: 

Série Retrospectiva: TJRO recebe dois troféus e vence o Grande Prêmio de Comunicação e Justiça

“Declare seu Amor” foi vencedora do prêmio de Comunicação e Justiça 2019, na categoria mais concorrida: campanha institucional de interesse público

Casamento comunitário na Justiça Rápida foi o tema de vídeo vencedor do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça


“Deixe-se adotar…” conquistou dois prêmios nacionais de Comunicação e Justiça

Retrospectiva de Prêmios conquistados pelo TJRO em Comunicação e Justiça: Comunicação na Execução Penal

Retrospectiva de Prêmios conquistados pelo TJRO em Comunicação e Justiça: Documentário Bizarrus


Julgamento do Caso Urso Branco venceu categoria relacionamento com a imprensa

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

Deixe seu comentário

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do Blog. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.