Para fortalecer a política de assistência às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica em Porto Velho, o Governo de Rondônia repassou na quarta-feira (22), por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), produtos de limpeza, higiene pessoal e dormitório para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), que se encarregará de repassá-los às unidades de acolhimento de crianças, mulheres que enfrentam a violência doméstica, pessoas em situação de rua, imigrantes, entre outros.
Publicidade
A entrega foi feita pela secretária da Seas, Luana Rocha, ao titular da Semasf, Claudir Rocha, que em nome do prefeito Hildon Chaves agradeceu o apoio, explicando que são sete unidades de acolhimento para serem atendidas na Capital.
No ato de entrega realizado no Almoxarifado da Seas, o secretário Claudir Rocha, informou que pelo menos cinco mulheres, que representam cerca de dez pessoas, incluindo os filhos, deverão ser beneficiárias do programa estadual “Mulher Protegida”, lançado no início do mês pelo Poder Executivo, por intermédio da Seas. Estas mulheres receberão o auxílio a partir deste mês. Outras oito, segundo a Coordenadoria de Direitos Humanos da Seas, receberão a partir de janeiro de 2022.
Claudir Rocha citou também que está em fase de licitação a construção de mais três Centros de Referência da Assistência Social (Cras) entre os bairros Mariana e Ayrton Senna e nos Residenciais Orgulho do Madeira e Morar Melhor. Os recursos são fruto de convênio com o Estado no valor de R$ 1,2 milhão.
Os produtos entregues pela Seas incluem: cobertor, jogos de lençóis, toalhas, absorventes, vassouras, pás de lixo, sacos de lixo, água sanitária, álcool em gel, sabão em pó e em barra, papel higiênico, sabonetes, aparelho de barbear, escova dental, máscaras e mais dois kits enxoval do programa “Mamãe Cheguei”.
A secretária Luana ainda pediu ao gestor da Semasf a ampliação do “Mamãe Cheguei” na Capital para que mais mulheres grávidas sejam incluídas no programa que tem por objetivo reduzir a mortalidade infantil e materna com o incentivo à busca pelo pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo assim o kit enxoval contendo todos os itens necessários para um recém-nascido.
Deixe seu comentário